Novembro é mês de alerta para o câncer infantojuvenil

31/10/14

Objetivo da campanha é alertar toda a sociedade para os sinais

Em 23 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Instituída desde 2008, a data marca uma importante luta para aqueles que atuam pela causa, o diagnóstico precoce da doença. Para enaltecer o dia, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência À Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), através das entidades associadas, promoverá o “Novembro Dourado”. Em Sergipe, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, Avosos, realizará uma série de ações para divulgar o combate ao câncer infantojuvenil.

O objetivo da campanha é alertar toda a sociedade para os sinais, sintomas e detecção precoce do câncer infantojuvenil. Além disso, a iniciativa também propõe estimular ações educativas e preventivas, sensibilizando a população para a causa da doença. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014, ocorreria no Brasil cerca de 11.840 casos novos de câncer em crianças e adolescentes sendo que a região Nordeste apresenta um dos maiores números sendo 2.790 diagnosticados. Na Avosos, até o momento, foram cadastrados 55 crianças e adolescentes.

De acordo com Daniella Amorim, Oncohematologista Pediátrica da Avosos, um dos maiores desafios para quem trabalha com o câncer infantojuvenil é o reconhecimento dos sinais e sintomas. “A criança ou adolescente com câncer ainda passa muito tempo para ser diagnosticado, pois os sinais e sintomas se confundem ao de outras doenças prevalentes na infância. O que trabalhamos é para que os pais e profissionais de saúde possam ficar atentos para qualquer prevalência de sintomas e encaminhe o quanto antes o paciente a um ambulatório de triagem”, alertou a médica.

Durante todo o mês de novembro, a Avosos realizará uma vasta programação para divulgação dos sinais e sintomas, além de distribuição de laços dourados. Visitas nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Ensino e empresas farão parte das ações desenvolvidas pela entidade. Ainda nas atividades, no dia 19 acontecerá o Dia do Doador, iniciativa voltada para os contribuintes, voluntários e parceiros da instituição.

Já no dia 26, acontecerá a 2ª edição do “Ciranda Interativa”, projeto que reunirá os pacientes que estão em tratamento oncológico e profissionais da instituição em um momento de integração. Para os dias 27 e 28 será realizado o VII Workshop de Combate ao Câncer Infantojuvenil com o tema central “Construindo Redes de Apoio para o Tratamento do Câncer Infantojuvenil em Sergipe”. E como grande novidade, o encerramento será no dia 30 com a realização da 1ª Corrida/ Caminhada Avosos Pela Criança com Câncer. O evento visa estimular a prática esportiva e ser mais uma forma de arrecadação para a instituição.
Outras informações pelo telefone 79 3212 4700 ou através do site.          
(Fonte: Infonet)

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Total de visualizações

Scroll to top